Reunidos em cimeira extraordinária da Troika do Órgão da SADC, mais os Países Contribuintes com Efectivos para a Missão em Moçambique, realizada no formato virtual, os Chefes de Estado e de Governo anotaram os progressos alcançados pela SAMIM, apresentados pelo chefe da Missão da SADC em Moçambique, e felicitaram a sua liderança, incluindo homens e mulheres no terreno, pelo sacrifício e dedicação à luta contra actos terroristas em Cabo Delgado.
A Cimeira felicitou, igualmente, os Países Contribuintes com Efectivos (PCC) para a SAMIM pelo apoio contínuo prestado e compromisso assumido em melhorar a eficácia das operações, tendo exortado os Estados-membros a continuar a apoiar a missão. Foi manifestada, ainda, o apreço à União Africana (UA) e aos Parceiros de Cooperação Internacional (PCI) pelo apoio à estabilização da situação de segurança, bem como à recuperação e desenvolvimento socioeconómico da província de Cabo Delgado.
Os Chefes de Estado e de Governo expressaram solidariedade ao Botswana, à África do Sul, ao Lesotho e à Tanzânia pelas mortes dos soldados ao serviço da missão e endereçaram palavras de conforto aos feridos em acção. Felicitaram, de igual modo, o Zimbabwe e o Malawi pelo espírito de solidariedade, expresso através da entrega do donativo prometido de alimentos, em apoio da ajuda humanitária à população afectada.
Os Estadistas orientaram o chefe da Missão para que, em colaboração com Moçambique, coordene a implementação de um plano abrangente de reconstrução e desenvolvimento integrado de Cabo Delgado. Reconheceram a expressão de agradecimento de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de Moçambique, pelo apoio contínuo, colaboração e cooperação da SADC rumo à consecução de paz e segurança sustentáveis em Cabo Delgado. Os Chefes de Estado e de Governo felicitaram Matamela Cyril Ramaphosa, Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC e Presidente da África do Sul, pela liderança na coordenação das actividades do Órgão em busca de paz, segurança e da estabilidade duradouras na região da SADC.
A Cimeira contou, ainda, com a participação dos membros da Troika do Comité Ministerial do Órgão (CMO), dos ministros do PCC para a SAMIM, do secretário executivo da SADC e do chefe da Missão da SADC em Moçambique.
Evolução da situação
Ao falar à imprensa no final da cimeira, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que se verifica, neste momento, um quadro evolutivo em Moçambique, mas que ainda exige algum trabalho, o que já foi garantido pelos países da região. Téte António sublinhou que o país foi felicitado, nesta cimeira, por ter posto à disposição da Missão da SADC em Moçambique apoio aéreo, que, como adiantou, constituem uma das grandes realizações da Missão. “É um factor essencial para o transporte da tropa e de material”, destacou o ministro.
Fonte: JA