O balanço anterior das autoridades iranianas indicava 17 mortos.
De acordo com as autoridades locais, o acidente ocorreu quando o comboio, que transportava cerca de 350 passageiros, atingiu uma escavadora e acabou por descarrilar nos arredores de Tabas.
Fotos divulgadas pela agência de notícia iraniana Isna mostram uma carruagem voltada na linha e outras quatro amontoadas umas sobre as outras.
De acordo com imagens do canal Iribnews, o acidente ocorreu numa área desértica, a cerca de 550 quilómetros a sudoeste de Teerão. A tragédia ocorreu na linha que liga as cidades de Mashhad e Yazd.
“O comboio, que transportava 348 passageiros, descarrilou depois de embater numa escavadora” que estava muito próxima dos trilhos, disse Mir Hassan Moussavi, responsável adjunto das Ferrovias da República islâmica, à televisão estatal.
O acidente aconteceu às 05:30 locais (02:00 em Lisboa), de acordo com a televisão estatal. O diretor de operações de resgate, Mehdi Valipou, disse que cinco dos 11 vagões do comboio descarrilaram.
As equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros foram enviadas para a zona, que é remota e com a qual é difícil comunicar.
Mais de uma dúzia de pessoas sofreram ferimentos graves e foram transferidas para hospitais locais, de acordo com as autoridades.
O Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, já prestou as suas condolências e anunciou que uma investigação seria realizada para determinar as causas do acidente.
Fonte: NM