O número de mortos num ataque atribuído aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF), no sábado, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), subiu para 25, segundo fonte da sociedade civil.
O ataque ocorreu na aldeia de Mamove e arredores, que pertence ao território de Beni, na província do Kivu do Norte, no sábado passado, por volta das 08:00 locais.
“No domingo descobrimos mais oito cadáveres na localidade de Cepak, quatro cadáveres em Matadi e dois em Mabuho”, disse, citado pela agência Efe, um dos líderes da sociedade civil do território de Beni, Delphin Mupenda, que tinha avançado anteriormente um balanço de pelo menos 11 civis mortos.
“Alertámos os nossos soldados, mas eles não chegaram a tempo. Isto permitiu que os inimigos matassem, queimassem e raptassem algumas pessoas, que ainda hoje estão desaparecidas”, lamentou Mupenda.
De acordo com o ativista da sociedade civil, os rebeldes pretendiam abastecer-se de objetos e alimentos, uma vez que saquearam algumas lojas no centro da localidade.
Este foi o terceiro ataque das ADF nesta zona na última semana, depois de pelo menos nove civis terem sido mortos num ataque na cidade vizinha de Kylia, na terça-feira.
Fonte: NM