A partir do dia 1 de Dezembro, já não será permitido o pagamento em dinheiro nos autocarros públicos, sendo substituído pelo passe “GiraMais” Regular, anunciou, segunda-feira, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva (PCE) da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI).
Em declarações á imprensa, no final do encontro com operadoras dos transportes públicos de passageiro, Mário Nsingui Pedro disse que a retirada gradual do pagamento em dinheiro nos autocarros, vai ocorrer nas seis províncias onde está instalado o sistema da ENBI.
Questionado sobre as províncias, o responsável explicou que o sistema da INBI está instalado em Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda, Malanje e Huambo.
O PCE da ENBI garantiu que estão criadas todas as condições para que o processo decorra na normalidade. “Este é o primeiro encontro de muitos, a decorrer ao longo deste mês com as operadoras, a fim de garantir que tudo esteja em conformidade para o arranque do processo”.
Segundo o responsável, aqueles que já trataram o passe e ainda não levantaram, poderão apresentar o comprovativo para que possam pagar em dinheiro, fora isso, não será possível efectuar viagem.
De acordo com Mário Pedro esta é uma campanha promocional em que se reduziu a taxa de emissão do passe de quase seis mil kwanzas para cinco mil e, adicionalmente, numa primeira adesão, há uma oferta de 1.500 kwanzas em viagens.
Depois do dia 30 deste mês, disse, os passes voltarão ao seu preço normal. Acrescentado que, a introdução do passe regular vai permitir a extensão dos horários do funcionamento dos autocarros para até às 22 horas”, frisou.
Mário Pedro garantiu que a empresa vai trabalhar com diversas instituições para facilitar a emissão dos passes e em especial as associações de estudantes para garantir que os mesmos não tenham dificuldade em pegar os transportes públicos a partir do primeiro dia de Dezembro.
Sobre os pontos de acesso ao passe, Mário Pedro disse que os agentes da ENBI estão localizados em todos os Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) e nas principais paragens de autocarros.
O PCE da ENBI informou que estão a ser instaladas lojas nas seis províncias ontem há o sistema, que irão dar suporte ao processo e pontos de carregamentos dos passes”.