O Banco Mundial (BM) tem disponível 3, 4 mil milhões de dólares( USD 1 equivale a Kz 829) para projectos de desenvolvimento em Angola, avançou esta segunda-feira, em Luanda, o representante do Banco Mundial (BM) para São Tomé e Príncipe e Angola, Juan Carlos Alvarez.
Em declarações à imprensa, na cerimónia de lançamento do programa de Estágios em Contratação Pública, nos projectos financiados pelo BM, o responsável sublinhou que a instituição tem uma carteira de 12 projectos regionais, nos sectores da educação, saúde, protecção social, energia e águas e de apoio orçamental.
Adiantou que os referidos projectos tiveram início em 2021, 2022, 2023 e estão a ser implementados de forma satisfatória.
“Os 12 projectos tem uma vida de implementação de 5 anos e o desembolso acontece pouco a pouco”, salientou.
Juan Carlos Alvarez defendeu a necessidade do fortalecimento das capacidades institucionais das unidades de implementação de projectos das equipas, entre os ministérios e a partilhar de conhecimento, para uma melhor execução dos projectos.
O responsável destacou, por outro lado, o programa de estágios, que segundo o mesmo, vai apoiar na melhoria e implementação dos projectos do BM, que visam beneficiar os angolanos.
O programa visa aumentar o número de quadros angolanos formados em contratação pública, garantir maior celeridade e implementação dos projectos financiados pelo BM, diminuir as despesas na contratação de especialista em contratação pública, bem como melhorar a qualidade nos processos de contratação.
As bolsas de estágios de dois anos, remuneradas, terão uma componente teórica e prática.
Os estágios, de dois anos não renováveis, foram desenvolvidos em colaboração com o Serviço Nacional de Contratação Pública e a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas