Casos de traumatologia relacionados com acidentes de viação preocupam equipas médicas, constatou a reportagem do Jornal de Angola durante uma ronda por algumas unidades sanitárias de Luanda.
No Hospital Municipal de Talatona, por exemplo, dos 1.134 pacientes atendidos na semana finda 36 foram por traumas causados por acidentes de viação.
Segundo a chefe do banco de urgência da unidade hospitalar, Albertina Casimiro, durante os últimos dias, os mototaxistas têm sido as principais vítimas de acidentes de viação.
A directora clínica do Hospital Municipal de Talatona, Luzia Rodrigues, deu a conhecer que a malária continua a liderar as estatísticas, com 82 casos registados durante o final de semana, seguindo-se de síndrome febril (54), traumatismos (36), hipertensão arterial (34) e gripe (33).
Hospital Neves Bendinha
O responsável da Área de Comunicação e Marketing do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, Alberto Luzembo, fez saber que, durante a semana finda, foram registados 46 casos de queimaduras profundas, dos quais 24 em crianças.
“Em função da gravidade dos ferimentos, tivemos de internar 13 pacientes”, lamentou, dando a conhecer que a maior parte das queimaduras é causada por líquidos ferventes, com um registo de 33 casos, fogo (quatro), contacto com metal quente (três), gás butano (um), produtos químicos (um) e objectos quentes (um).
Hospital Municipal do Zango II
O Hospital Municipal do Zango II atendeu, nas últimas 72 horas, 1.502 pacientes, dos quais 149 na área de Medicina Geral. Segundo a directora clínica da unidade sanitária, Elsa Ambrósio, durante o período em análise foram registados 449 casos de malária, 40 de gripe, 24 de doenças diarreicas agudas e 17 de doenças respiratórias agudas.
Centro de Saúde da Samba
O Centro de Saúde da Samba prestou assistência médica, durante a semana passada, a 2.639 pacientes, dos quais 467 no banco de urgência.
Segundo a directora clínica da instituição, Rosa Manuel, durante o período em referência, foram registados 142 casos de malária, 99 de doenças diarreicas agudas, 94 de doenças respiratórias agudas, 67 de febre e 26 de hipertensão arterial.
A equipa médica do Centro de Saúde do Sambizanga prestou assistência a 662 pacientes, durante o final de semana. A directora clínica, Eurídice Cou tinho, informou que foram registados 268 casos de malária e 22 de doenças diarreicas agudas, patologias mais frequentes nesta época do ano.