O presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes, António Coelho da Cruz, anunciou, esta quinta-feira, a retoma, em Setembro, da circulação do comboio de passageiros entre os municípios de Moçâmedes/ Bibala, província do Namibe, inoperante desde 2021.
Falando à ANGOP, à margem da realização da Expo Azul, António da Cruz garantiu que o plano de circulação será diário, estando em estudo o preço do bilhete a ser cobrado aos passageiros.
Numa primeira fase, segundo o responsável, estarão disponíveis serviços para 100 passageiros, número que poderá mudar em função da procura.
Os mesmos serviços também vão chegar à província do Cuando Cubango, de acordo com António Cruz, que admitiu a paralisação dos serviços de transportação de passageiros entre Moçâmedes/Bibala e Huíla, desde 2021.
“ O nosso grande objectivo é continuar a crescer gradualmente, uma vez que os preços a serem praticados serão estipulados a pensar no bolso dos cidadãos com dificuldades financeiras”, sublinhou.
Acrescentou que, o mesmo plano de crescimento da companhia contempla também a retoma do comboio turístico que vai circular, uma vez por mês, entre as províncias do Namibe e do Cuando Cubango.
Em relação aos comboios de carga, António Coelho da Cruz salientou que a empresa tem disponíveis, comboios de carga que fazem a transportação de granito, cujo número será incrementado, a partir de Setembro, passando de três para seis vagões, depois da aquisição de mais 42 vagões que a companhia vai receber.
Entre outras acções, o CFM prevê iniciar, na próxima semana, a transportação de ferro Gusa e aumentar o volume de translação de combustível entre Namibe/Lubango e Cuando Cubango” informou.