Os participantes ao V Encontro Nacional de Educação Especial, encerrado quinta-feira, no Sumbe, província do Cuanza-Sul, defenderam a promoção da transversalidade da educação especial, visando assegurar o direito de acesso, participação escolar, permanência e aprendizagem das crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades especiais.
Nas recomendações finais do encontro consta a inclusão escolar para garantir nas instituições de ensino especial a acessibilidade ao meio físico, à informação e à comunicação, que promova a participação plena dos alunos. Os participantes defenderam, igualmente, que se assegure o atendimento educativo especializado aos alunos com deficiência, e que se incrementem as parcerias com as associações que actuam no campo do direito das pessoas com deficiência.
Outra recomendação tem a ver com a necessidade da conclusão dos manuais de procedimento ao atendimento educativo especializado por área das deficiências, do manual dos materiais de tecnologia assistida, com a implementação dos projectos sobre a identificação e acompanhamento de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades nas creches e jardins de infância, além de se concluir com as alterações sobre a proposta do estatuto da mobilidade da educação especial.