O embaixador dos Estados Unidos da América, Tulinabo Mushingi, garantiu, sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, o apoia a candidatura de Angola à presidência da União Africana (UA), em 2025.
Falando à margem de uma visita a Rádio Huíla do grupo RNA, o embaixador justificou o apoio pela “vasta experiência” que Angola acumula na gestão de conflitos e pela garantia de estabilidade na sub-região, a exemplo do seu envolvimento nos processos a nível dos Grande Lagos.
Disse ser um apoio que se enquadra no pilar de Segurança e Boa Governação dos Estados Unidos na relação com parceiros, pelo que, com Angola na presidência da UA, vai ajudar o esforço dos EUA de assegurar a paz no Continente africano.
“Estamos a apoiar os esforços de Angola para conseguir manter a paz no país e promover a estabilidade na região austral de África”, frisou.
O diplomata assegurou, ainda, que o trabalho diplomático de Angola na busca pela estabilidade na sub-região vai continuar a merecer o apoio de seu país, por ser uma acção fundamental para o alcance da paz e o desenvolvimento.
Há um ano e quatro meses em missão em Angola, Tulinabo Mushingi, visitou à Huíla pela primeira vez, onde avaliou projectos ligados a educação e intercâmbio financiados pelo seu governo, assim como deu uma aula magna no ISCED-Huíla sobre os 30 anos de cooperação com Angola e manteve um encontro com os jornalistas.