Uma delegação da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE), chefiada pelo inspector-geral, Ângelo da Veiga Tavares, encontra-se no Djibouti, para participar na 13ª reunião do Comité Director do Fórum das Inspecções-Gerais dos Estados de África e Instituições Similares (FIGE).
Segundo um comunicado enviado ao Jornal de Angola, o evento decorre hoje e amanhã, no Palácio do Djibouti Kempinski.
À chegada, o inspector-geral da Administração do Estado, Ângelo daVeiga Tavares, recebeu cumprimentos de cortesia do embaixador de Angola no Djibouti e manteve encontros com o secretário-geral da organização, Hassan Issa Sultan, e inspectores-gerais dos países que compõem o Comité Director do FIGE.
A organização, refere o comunicado, visa desenvolver o trabalho das Inspecções-Gerais dos Estados de África, a investigação, auditoria e avaliação de políticas públicas, bem como a implementação de padrões inspectivos adaptáveis às exigências do nosso tempo.
O FIGE é uma organização pan-africana criada no Djibouti, em 2006, com sede na sua capital, e as suas reuniões contribuem para a necessária reflexão sobre as reformas a implementar para reforçar a eficácia das instituições de controlo interno, bem como promover a partilha de experiências na prevenção e detecção da corrupção.
As Inspecções-Gerais dos Estados representam uma questão central em África em termos de boa governação, administração e transparência dos organismos públicos, ao proverem uma maior eficiência na gestão dos recursos dos Estados, ao combaterem as acções ilícitas e promoverem uma cultura de boas práticas, e desempenham um papel particularmente importante nos processos de desenvolvimento modernos.
Angola ocupa a vice-presidência do Fórum, devendo assumir a presidência no próximo ano, no decurso da Assembleia-Geral que vai decorrer em Luanda.