Oitenta e três obras literárias sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto estão desde hoje, sexta-feira, patentes numa exposição no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, na âmbito das actividades alusivas ao Dia do Fundador da Nação e Herói Nacional.
A exposição bibliográfica da iniciativa do ISCED-Huíla, com a parceria com movimento cultural Lev Arte, congrega obras de autoria de António Agostinho Neto e de outros autores, assim como monografias de estudantes que abordam Neto.
Entre as obras destacam-se as de Acácio Barrados, intitulada Agostinho Neto uma vida sem Tréguas (1922-1979) e o álbum fotográfico de Augusta Conhiglia, que ilustra “Agostinho Neto da Guerrilha aos primeiros anos de independência”.
Quanto às teses, algumas fazem uma incursão a contribuição pedagógica de António Agostinho Neto na educação da juventude, a sua política de educação para a cidadania e na erradicação do analfabetismo.
Em declarações à ANGOP, o professor Hélder Mayunga, afecto ao departamento de Ciências Sociais e da Educação, do ISCED-Huíla, realçou que a exposição terá da duração de sete dias, para permitir que os estudante e o público interessado possam visitar e conhecer um pouco mais sobre o Fundador da Nação.
Fez saber que a intenção é divulgar e mostrar que a instituição tem obras sobre esta “grande figura” nacional, para que os estudantes, caso seja necessário possam fazer o uso das mesmas.
Por sua vez, a secretária executiva nacional do Lev Arte, Justina Kibeca detalhou que o seu movimento tem uma parceria com a Fundação Agostinho Neto e trouxe à exposição várias obras, desde discursos, livros fotográficos e infantis que ilustram o trajecto histórico de “Manguxi”.
O ISCED-Huíla conta com um acervo bibliográfico de 95 mil 473 livros de diferentes áreas do saber, entre os quais 50 livros falam da vida e obra de Agostinho Neto.