Um conjunto de actividades artísticas e culturais entre espectáculos musicais, dança, teatro, cinema e outras, constam da agenda do evento denominado “Especial 22 Anos de Paz”, a realizar-se de 2 a 7 de Abril, no Palácio de Ferro, em Luanda.
O evento visa exaltar a importância da conquista, preservação e consolidação da paz, recorrendo a arte e a cultura, enquanto veículos de transmissão de atitudes e comportamentos para promover a tolerância e o convívio na diferença.
Segundo o director-geral do Palácio de Ferro, João Vigário, para esta segunda edição decidiu-se alargar mais o leque de actividades, tendo como novidades as três sessões de mesas redonda, a exibição de três filmes em seis sessões e uma feira multidisciplinar.
Em relação à mesa redonda, explicou o responsável, vão ser debatidas temáticas ligadas às artes cénicas e ao associativismo nas artes, com intuito de fazer uma leitura histórica e actual sobre o que é feito a nível da cultura para apontar caminhos a seguir.
O director-geral informou que esperam-se na feira contar com 40 expositores variados, com destaque para duas associações feminina, nomeadamente Associação Angolana de Direitos Inclusão das Mulheres com Deficiência e Associação Mulheres Agentes das Comunidades.
“Fizemos um arranjo e teremos uma feira multidisciplinar para permitir que todas as pessoas que tenham possibilidade de cá estar produzam alguma coisa com qualidade para ser mostrada e vendida”, reforçou.
Com a exibição dos filmes “Os restaurados”, “Mandela – O Caminho para a Liberdade” e “Njinga – A Rainha de Angola”, pretende-se falar das diferentes formas da manifestação da paz, tal como explicou João Vigário.