A Associação Globo Dikulu realiza, de 4 a 14 de Julho, no Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART), em Luanda, a 19.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), que vai juntar mais de 30 grupos e companhias de teatro provenientes de Angola, Alemanha, República Democrática do Congo (RDC) e Itália.
O programa de actividades desta edição do FESTECA tem agendado a realização de 32 espectáculos de teatro, seis oficinas de teatro, seis performances, duas conferências e quatro cafés teatro, sendo que no dia da abertura será prestada uma homenagem ao projecto ANGOSAT.
Do interior do país vão participar 18 grupos de teatro, em representação das províncias de Benguela, Bié, Cuanza-Sul, Cuando Cubango, Huíla, Malanje, Namibe, Uíge e Zaire. De Luanda vão participar10 grupos, sendo seis dos municípios de Luanda e Talatona, e quatro do município anfitrião, o Cazenga.
A abertura do certame, com periodicidade anual, será marcada pela exibição da Opera Hip-Hop “As Aventuras do ANGOSAT”.
Segundo o porta-voz do FESTECA, Marcos Balanga, serão realizadas em 11 dias de actividades conversas, conferências, cafés teatro, sessões de formação, maratonas, reuniões e encontros técnicos e artísticos.